Datas comemorativas na Educação Infantil: pontos importantes para refletir.
Olá pessoal!
Temos mais um podcast na área. O grupo composto pelos discentes Érica Kloss, Luciana Scopel, Luciele de Bairos, Maria Eduarda Silva, Nicolas Morigi, Paulo Lima e Zita Biesek usaram o tema "Datas comemorativas na Educação Infantil". Afinal, como usar essas datas? Qual a importância das Datas Comemorativas no ensino e aprendizagem na Educação Infantil?
Para que essa discussão se tornasse ainda mais rica, o grupo entrevistou a diretora Sandra Regina Nunes da CMEI "Pequenos Anjos" de Laranjeiras do Sul e a diretora Edna da Rosa de Quedas do Iguaçu. Elas apresentaram visões bastante interessantes sobre como as Datas Comemorativas podem ser relevantes na Educação Infantil.
A diretora Sandra, por exemplo, menciona em sua entrevista que algumas datas, como o Dias das Mães e o Dia dos Pais foram substituídas ao longo do tempo pelo "Dia da Família". Apesar disso gerar algumas polêmicas, é preciso considerar que o argumento usado pela diretora nos faz pensar na intenção dessa mudança: a inclusão de crianças que não são criadas pelos pais, mas sim pelos avós, por parentes e até por abrigos. Nesses caso, a família dessa criança é composta pessoas próximas a ela e que não são, necessariamente, os pais biológicos. Ela menciona que o número de crianças nessa situação é bastante perceptível nas escolas, e foi necessário pensar em uma forma de fazer com que elas se sintam acolhidas por atividades relacionadas a essas datas. A diretora também menciona a importância de algumas delas também servirem como apoio para arrecadação financeira, visto que o dinheiro recebido por verbas públicas não são suficientes para arcar com um ensino de qualidade.
Essa observação também aparece na fala da diretora de Quedas do Iguaçu, Edna da Rosa. Ela menciona que as Festas Juninas, por exemplo, além de contribuir na arrecadação, ainda promove um aumento do vínculo entre família e escola. Entretanto, o que mais chama a atenção na fala da diretora Edna, é o fato de eles realizarem uma conscientização em Datas que não costumam ser tão lembradas no contexto escolar, como o Dia 18 de maio (Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescente" e o Dia 1 de outubro (Dia Nacional do Idoso). É muito bom quando observamos que iniciativas como essas vem sendo contempladas no ambiente da Educação Infantil.
Há outras observações bem interessantes, como a opinião pessoal das diretoras sobre essas Datas, qual a importância delas e o que isso impacta a Educação Infantil nas instituições por elas dirigidas. Vale a pena conferir!


Comentários
Postar um comentário