Ludicidade na Educação Infantil: perspectivas em reflexão

 Olá pessoal!


Essa postagem destaca o Podcast do grupo composto pelas discentes Ana Paula Haack, Eduarda D'Assunção, Gabriela Pierosan, Larissa Maciel e Sandieli Matos do Carmo, que usaram o tema "Ludicidade na Educação Infantil" para discutir a Didática na Educação Infantil.



O grupo cita 2 autores relevantes (dentro de cada perspectiva proposta por eles) para discutir a importância da ludicidade para a Educação infantil: Lev Vygotsky e Maria Montessori. Vygotsky reconhece a ludicidade para o desenvolvimento da criança, especialmente por sua teoria ser sociocultural, em que a influência do meio é muito importante. Para ele, o professor tem uma capacidade mediadora e a escola é um espaço de introdução da criança ao conhecimento científico.


Já Maria Montessori foi uma mulher questionadora, à frente de seu tempo. Graças à sua curiosidade e coragem para enfrentar a sociedade de sua época, conseguiu estudar, se formar e por fim, entre tantas contribuições científicas e culturais, sua teoria acabou influenciando a Educação. Nela, também é possível perceber uma Educação Lúdica.


Para aprimorar mais a discussão, o grupo entrevistou a professora Andreia Maria Ribeiro, do município de Cantagalo (PR), que menciona ser a ludicidade um tema que deve ser trabalhado além de seu significado - ele pode ser aplicado em sala de aula, promove conceito de regras, mas exige muita energia do professor que se propõe ser lúdico, ou seja, o professor não pode considerar o "cansaço" natural existente no contexto escolar como desculpas para não usar o lúdico ou para usá-lo de qualquer forma.


Confiram o podcast na íntegra clicando abaixo:




Comentários

Postagens mais visitadas