Podcast "Educação em Ciência": A importância das Artes para a Educação Infantil.

 Olá pessoal!


 O Episódio "A importância das Artes para a Educação", do Podcast "Educação em Ciência" do grupo composto por Alessandro Alves da Silva; Karoline Oliveira da Silva; Julia Zanini; Karem Assis; Isadora Klein da Silva; João Paulo Sales Negrelli fizeram uma mega discussão sobre a temática. O grupo discute de forma crítica a importância da Arte para a formação de nossas criança e alertam para a falta de verba pública para essa área (quando cortam os gastos, começam sempre pela Arte!).


Entre os convidados do Podcast, está Gabriele Klein Silva, egressa do curso de Pedagogia da UFFS. Gabriele atua como professora auxiliar e professora de leitura e Literatura na Educação Infantil, possui vasta experiência acadêmica e muitas publicações na área. Gabriele tem percebido, por meio de sua prática, que os professores não foram preparados para um trabalho minucioso com a Literatura na Educação Infantil, como por exemplo, a escolha da História, do local entre outras adequações para a faixa etária. Ela também cita as autoras clássicas e acadêmicas que a inspiram para o trabalho na Educação Infantil e quais impactos da Literatura Infantil no desenvolvimento das crianças. Gabrielle dá mais detalhes sobre sua visão no podcast, vale a pena conferir!



Outro convidado é Serge Tshiswaka,  congolês naturalizado brasileiro, morador de Campinas (SP). É mestre em Ciências da Saúde pela PUC de Campinas, professor do curso de enfermagem de uma Universidade particular, com experiência prática em enfermagem na saúde pública em Campinas e com atuação em projetos que envolvem a Saúde, como o projeto "Saúde, Música e Alegria" no qual é o idealizador e principal responsável. Também é músico e compositor, e tem publicações sobre a atuação da música e atendimento odontológico infantil. Enfim... Serge tem uma ampla experiência! Ele buscou a motivação na música nos projetos sociais com músicas em hospitais - Serge percebeu que a música era uma grande aliada nos atendimentos. E não ficou só nisso não: ele buscou embasamento científico para aquilo que ele fazia. Serge convence, com seu trabalho e seu conhecimento, que a música funciona! E na Educação ele também aponta muitos outros benefícios. Confiram tudo o que ele disse no Podcast do grupo. 




Por fim, mais um entrevistado que fez a diferença: Maurício Barbosa é aluno no curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (Campus de Laranjeiras do Sul), trabalha no CRAS e no Centro da Juventude de Laranjeiras do Sul (PR) com dança popular (especialmente o RAP e o HIP HOP), já atuou em escolas indígenas da Região da Cantuquiriguaçu, e tem trabalhado com a Arte na educação de crianças e adolescentes. Maurício diz crer na Arte enquanto transformador de vidas, pois sua prática mostra que as crianças e adolescentes se transformam ao longo do contato com a dança - e ele enfatiza: elas não melhoram só a convivência, elas melhoram também a aprendizagem. Destaco também sua experiência com o HIP HOP nas escolas indígenas, visto que essa Arte é crítica e dá voz aos esquecidos.




Não vou escrever tudo o que os convidados falam aqui porque vocês precisam ouvi-los - olhem... muito show de bola! Ouçam o Podcast na íntegra pelo link abaixo 👇

https://drive.google.com/file/d/1Ab27MnnVTeOBgsYrCT2DeWjkyXwBBxag/view?usp=sharing








Comentários

Postagens mais visitadas